
Prezada professora Renata de Souza Gomes.
Após consultarmos a lista de propostas e sugestões de
trabalho, escolhemos desenvolver Abertura de curso de apoio para alunos de
escolas particulares.
O curso será inglês para objetivos específicos
(presencial e virtual) e oferecerá aulas particulares a alunos (de 7 a 19 anos)
de diferentes escolas da rede privada como reforço para preparação do aluno
para provas e recuperações na escola onde estuda, além de ajuda com tarefas e
criação de cronograma de estudos.
As aulas serão cobradas por hora no valor R$ 100,00 a R$ 200 e o material
utilizado será de atividades extras preparadas com base no conteúdo estudado
pelo aluno na sua escola, que deverá ser enviado com antecedência de 2 dias (48
horas) ao professor via email. As aulas serão ministradas na residência do
aluno mediante reserva de horário.
Acreditamos que o aluno aprende quando se liga emocionalmente ao conteúdo.
Além disso, que é necessário utilizar novas tecnologias para tornar a aula
atrativa e interativa. Neste contexto, acreditamos na pós metodologia, pois não há
como adotar um material específico, bem como no multiletramento como forma de
engajamento e motivação. Além do mais, acreditamos que uma abordagem comunicativa
do conhecimento gera maior memorização do que uma abordagem dedutiva.
O objetivo é ajudar o aluno a vencer uma dificuldade específica, em algum
conteúdo no qual tenha ficado com baixo aprendizado na escola e ajudá-lo a
alcançar melhores notas em sua escola. Para isso, uma rotina de estudos é
fundamental para o aprendizado de longo prazo.
Portanto, apesar de preparar o aluno para uma prova ou trabalho, é
necessário fornecer essa ajuda ao aluno desde o início do acompanhamento. É
importante que essa rotina envolva os interesses particulares de cada aluno,
levando em consideração o modo como aprende com mais facilidade (de acordo com
a classificação de múltiplas inteligências de Howard Gardner) e seus hobbies
para que a incorporação da rotina de estudos seja mais facilmente realizada. Em
seguida, o aluno será treinado para conseguir alcançar sucesso em um objetivo
específico, portanto, as atividades desenvolvidas almejam a memorização
(vocabulário, gramática, pronúncia) por meio de atividades que abranjam tal
conteúdo utilizando diferentes mídias, como vídeos, músicas, textos
relacionados a conteúdos de interesse do aluno, fazendo a exposição do material
autêntico para que o aluno tenha a oportunidade de identificar trechos nos
quais o conteúdo é mencionado. Em seguida, exemplos e exercícios envolvendo o
conteúdo aliado aos interesses do aluno (mencionados em entrevista prévia a
aula) serão realizados para levar à memorização.
E para tanto, pensamos em criar um blog. Cada componente do grupo ficará
responsável por um nível e preparará aulas demonstrativas das metodologias
utilizadas. O grupo pretende criar um blog como forma de entrega do projeto.
O grupo é composto por 5 membros: Fausto Magalhães de
Moraes Junior - RA 202264, Isabel Cristina Xavier da Silva - RA 211425, João
Marcello Moreira Neves RA 211536 , Juliana Vailões Zanardi - RA 212355, e
Rodrigo Rodrigues Camargo - RA 196993.
·
Fausto Magalhães para o desenvolvimento do blog.
·
Isabel Cristina organizou o relatório e as aulas
para um aluno do 9º ano.
·
João Marcello ministrará aulas.
·
Juliana ministrará aulas.
·
Rodrigo Rodrigues ministrará aulas.
Assim que o projeto estiver finalizado, todos os
investidores terão acesso ao conteúdo produzido e um pequeno relatório
individual será preparado com os detalhes do trabalho desenvolvido por cada um
da equipe e formação acadêmica.
Acreditamos que o projeto será finalizado por volta de
20/04/2020.
Este tema nos chamou atenção pois sempre sonhamos ser
donos do nosso tempo e oferecer a melhor aula para o nosso aluno. Ter a chance
de criar um curso de apoio online e presencial é gratificante, pois podemos
colocar em prática o que aprendemos, a oportunidade de pensar em cada detalhe
para cada aluno e dúvida, a melhor metodologia e tecnologia que podem auxiliar
para determinada aula.
Agradecemos a Deus por nos ajudar e abençoar com
sabedoria e discernimento e aos nossos familiares por estarem conosco em cada
momento de alegria (quando o projeto começou a nascer) e tristeza (as ideias
não surgiam e o tempo nem sempre esteve em nosso favor.)
A nossa orientadora professora Renata de Souza que
esteve à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Fausto Magalhães, Isabel Cristina Xavier da Silva, João
Marcello, Juliana Vailões Zanardi e Rodrigo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário